Os hormônios são substâncias químicas capazes de regular todas as reações metabólicas presentes no organismo humano.

Desde que foram descobertas, 1902, mais de trinta hormônios já foram identificados por pesquisadores. Agora, os avanços da ciência moderna e da biotecnologia tornaram possível a sintetização de hormônios com moléculas idênticas aos dos fabricados pelo próprio corpo humano.

Nos homens, os níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino, diminuem até 2 por cento ao ano a partir dos 35 anos, e já está provado cientificamente que a queda dos níveis hormonais está diretamente relacionada ao aparecimento de doenças crônico-degenerativas e à significativa perda da qualidade de vida.

O objetivo de Testosterona, energia e saúde é descrever, através da literaura científica e de pesquisas clínicas, os efeitos biológicos positivos da reposição hormonal de testosterona em homens e mulheres, e como a terapia de reposição hormonal transdérmica nanoestruturada (TRHTN), tecnologia desenvolvida com a ajuda da nanotecnologia, é uma alternativa prática e segura para a reposição desse hormônio. Como afirmam os autores no prefácio deste livro, “o fato mais interessante nesta proposta é que esta tecnologia viabiliza, de forma clara, uma melhor permeação.