FAQ

FAQ

De forma resumida, para envelhecer com saúde é necessário monitorar constantemente os níveis hormonais e metabólicos para mantê-los sempre dentro dos parâmetros ideais, além de manter uma rotina saudável envolvendo atividade física, alimentação adequada e sono fisiológico. Vale lembrar também a importância da inteligência emocional dentro deste contexto. Se você não sabe por onde começar, comece procurando a ajuda de um profissional especializado!
Hormônios são mensageiros químicos que controlam todas as nossas funções orgânicas. Eles precisam estar em perfeito estado de equilíbrio para exercerem com maestria o controle de todas as nossas funções vitais. Hormônio é vida! Para preservar a saude é necessário mantê-los monitorados e sempre em níveis fisiológicos.
Os estudos mais modernos já mostram que quando utilizamos doses adequadas e personalizadas dos hormônios homólogos (com estruturas moleculares exatamente iguais as nossas) em pessoas saudáveis, a reposição hormonal além de extremamente segura, é fundamental para a manutenção da vitalidade e qualidade de vida. O grande segredo está no tipo de hormônio utilizado, na via de administração e na dose. Os avanços tecnológicos já nos permitem fazer uma reposição hormonal totalmente segura e 100% personalizada.
Para manter um peso equilibrado é necessário fazer uma completa avaliação bioquímica e hormonal a fim de identificar possíveis erros metabólicos. De posse dos resultados e das eventuais correções, a pessoa estará apta a responder da maneira adequada a qualquer mudança alimentar e também à prática de atividade física. Se o metabolismo não estiver em perfeito estado de equilíbrio, muitas dietas se tornam frustrantes. A dica é sempre alinhar metabolismo, atividade física, alimentação e inteligência emocional.
Para saber a hora certa de fazer reposição hormonal é necessário procurar um médico. Ele solicitará os exames necessários e manterá o seu metabolismo equilibrado com ou sem hormônios. Não existe uma regra de idade de começo ou de término. Existe a necessidade ou não de fazer reposição, um exemplo claro disso é o hipotireoidismo que pode ocorrer em qualquer idade. O importante é a pessoa estar sempre atenta ao seu corpo e as mudanças sintomáticas que possam ocorrer, lembrando que muitas vezes aqueles sintomas que julgamos serem normais da idade ou causados pelo estresse podem ser decorrentes de problemas hormonais. A dica é sempre investigar e buscar orientação médica.
Em geral os sintomas de quedas hormonais são bem inespecíficos e podem se manifestar através de fadiga, ganho de peso, irritabilidade, queda de cabelo, perda de massa muscular, insônia, falta de memória, desinteresse sexual, perda de força física, unhas fracas, fraqueza óssea, entre outros. Geralmente os sintomas se confundem com estresse. É preciso ficar atento e estar sempre em dia com as consultas periódicas e preventivas.
A endocrinologia é uma especialidade médica que estuda o sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de hormônios. Eles controlam todas as funções do corpo. Dentro deste contexto vale lembrar que o trabalho do endocrinologista é muito amplo e não se resume apenas ao emagrecimento como muitos pensam. A endocrinologia é fundamental para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e para proporcionar uma longevidade digna e cheia de vitalidade e alegria.
A Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia.
Sim e este cenário é cada vez mais frequente. Muitas vezes os sintomas depressivos desaparecem a medida que as deficiências hormonais são devidamente corrigidas.
Os benefícios são diversos e envolvem uma melhora geral na qualidade de vida. Pode ser percebido melhora significativa na energia, disposição, humor, cognição, redução da gordura corporal, melhora na qualidade do sono, melhora das funções intestinais, redução da ansiedade, melhora na libido, melhora na qualidade dos anexos cutâneos ( pele, cabelo e unhas) ; melhora no tônus muscular, na força física e no desempenho atlético, entre outros. Além da mudança significativa na qualidade de vida, o tratamento previne doenças e proporciona uma longevidade digna, com vitalidade, alegria e, principalmente, com saúde!