Chá verde

Chá verde

Durante séculos, o chá verde chinês tem sido considerado, no Extremo Oriente, uma bebida saudável. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Estudos recentes produziram resultados que afastaram muitos mitos, mas também confirmaram alguns benefícios importantes para a saúde, em relação ao seu consumo regular.

Hoje, é considerado alimento funcional que consumido na alimentação cotidiana pode trazer benefícios fisiológicos e específicos, graças aos seus componentes ativos.

O chá verde é rico em vitamina K, nutriente essencial para a coagulação sanguínea. Os compostos polifenólicos como as catequinas, epicatequinas, epigalocatequinas e epicatequinas galato são flavonóides responsáveis por controlar e prevenir certas doenças, como a inibição da carcinogênese, redução do desenvolvimento da doença coronariana.

Respeitando a individualidade de cada pessoa o ideal a ser consumido para obter-se seus benefício é de até 1L de chá verde por dia.


REFERÊNCIA:

MANFREDINI, V.; DUARTE MARTINS, V.; SILVEIRA BENFATO, M. Chá verde: benefícios para a saúde humana. Revista Infarma, Vol 16,nº 9-10, 2014
FREITAS, H.C.P.; NAVARRO, F. O chá verde induz o emagrecimento e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Rev. Bras. de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v. 1, n. 2, p. 16-23, Mar/Abr, 2007.