Atenção aos rótulos

Atenção aos rótulos

O que você leva em conta na hora de escolher o que entra ou não no seu carrinho do supermercado? Já parou para prestar atenção ao rotulo do produto que está comprando? Será que ele é realmente o que diz ser? Muitas pegadinhas podem estar escondidas nas informações de uma embalagem comercial. Por isso, você encontrará a seguir algumas dicas para ficar atento.

  1. Leia a lista de ingredientes. Por lei a lista de ingredientes deve apresentar seus produtos em ordem decrescente, ou seja, o item que aparece primeiro está em maior quantidade que o segundo, o segundo em maior quantidade que o terceiro e assim por diante. Evite alimentos que contenham açúcar ou sal entre os primeiros da lista e fuja daqueles que têm muitos ingredientes, com nomes que você não sabe o que significa (isso quer dizer que esse alimento tem grandes chances de ser ultraprocessado).
  2. Confira na parte de cima da tabela nutricional a que porção ela se refere. Nem sempre a porção indicada corresponde ao conteúdo total da embalagem. Muitas vezes as indicações nutricionais se referem a apenas uma colher de sopa ou a uma xícara do produto.
  3. Observe as quantidades de fibras, minerais e vitaminas. Mas seja crítico: um alimento que tenha vitaminas adicionadas, mas muitas calorias e gorduras, por exemplo, não é dos mais saudáveis.
  4. Sobre a gorduras trans, é bom esclarecer que nem sempre um produto cuja tabela nutricional indica ter “0” gordura trans realmente não tem esse nutriente. A legislação permite que sejam declarados como “0” teor de até 0,2 g de trans por porção. Para descobrir se há ou não, só checando a lista de ingredientes. Se entre os ingredientes houver “gordura vegetal hidrogenada”, por exemplo, certamente tem gordura trans.
  5. Para as pessoas  que possuem alergias ou intolerâncias alimentares cuidado redobrado com a lista de ingredientes e com as observações que o fabricante pode acrescentar, como por exemplo “este produto pode conter traços de …”
  6. Cheque sempre o prazo de validade do produto.